Comunidades de aprendizagem on-line

22:33

Durante o meu percurso académico sempre fiz tudo o que estava ao meu alcance para desenvolver as minhas áreas de conhecimento. Frequentava cursos, palestras, workshops, formações, entre outros. O único obstáculo que, na maioria das vezes, se punha entre mim e estas formas de aprendizagem era o financiamento.

Foi então que descobri as comunidades de aprendizagem on-line que disponibilizam cursos de diversas áreas a um custo muito baixo ou mesmo gratuitamente. É destas comunidades que vos vou falar hoje.
Começo pelo Coursera, uma plataforma que disponibiliza cursos lecionados por várias universidades mundialmente reconhecidas e em áreas muito diversificadas desde a música à medicina. 

Após o registo no site, a seleção de cursos pode ser realizada por área de conhecimento,  pela língua em que o curso é lecionado, pelo período em que o curso começa e pela universidade.

Esta plataforma permite o acesso gratuito aos conteúdos dos cursos e a possibilidade de se adquirir um certificado mediante o pagamento de um determinado valor.  O Coursera apresenta ainda a possibilidade de aquisição do certificado de forma gratuita para pessoas com dificuldades financeiras.

Já fiz alguns cursos nesta plataforma e atualmente estou a frequentar uma especialização, que é composta por vários cursos individualizados.

Outra plataforma de conhecimento on-line é a ALISON que apresenta um funcionamento muito semelhante à anterior. Aqui os cursos são disponibilizados por universidades e por outras entidades de renome internacional.

Cheguei a iniciar um curso nesta plataforma, mas não o concluí. Penso que a estruturação do Coursera é mais atrativa.

Já fiz um curso na Capacidade Lógica , que é uma plataforma de e-learning portuguesa. O curso que fiz era gratuito e paguei apenas 19€ para emissão do certificado. Contudo, esta plataforma não tem tanta oferta formativa como as anteriores, mas vale sempre a pena dar uma espreitadela.

Estas são as plataformas com as quais já tive contacto e baseada na minha experiência posso dizer-vos que a aprendizagem à distância tem algumas vantagens em relação à aprendizagem na sala de aula.

Uma destas vantagens prende-se com a flexibilidade de horários uma vez que escolhemos quando podemos desenvolver as tarefas. Outra vantagem clara são os custos pois são muito mais baixos do que os custos dos cursos convencionais. Por último, estas plataformas são frequentadas por pessoas de todo o mundo que partilham a sua opinião nos fóruns, o que contribui para a partilha do conhecimento de diferentes culturas.

Contudo, apesar da comunicação entre os vários intervenientes é muito mais difícil o esclarecimento de dúvidas através deste tipo de plataformas do que em aulas presenciais.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images