Bolo de Aniversário

22:22

Antes de mais venho pedir-vos desculpa pela ausência. No passado dia 14 completei 25 primaveras e aproveitei a data para fazer uma pausa de uma semana quer no trabalho quer no blogue. Às vezes é preciso parar um bocadinho :)

Hoje venho trazer-vos o meu bolo de aniversário e, claro, os ingredientes que usei e o modo como o preparei.



Para festejar este quarto de século que ando neste mundo decidi fazer um bolo que unisse os doces de que mais gosto: bolo (de laranja), doce de ovos e chocolate.

Ingredientes:

6 ovos inteiros
6 gemas
1 laranja
250g de açúcar + 250g de açúcar 
125g de farinha para bolos
1,25dl de água
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de manteiga
pepitas de chocolate


Preparação:

Comecei por fazer o bolo: peguei nos 6 ovos inteiros e separei as gemas das claras, tendo batido as gemas com o açúcar (250g) até ficar homogéneo. A este preparado juntei o sumo, a raspa da laranja e as claras previamente batidas em castelo. Depois juntei a farinha e levei ao forno (180º) durante cerca de 45min.

Para a preparação do doce de ovos levei ao lume a água e 250g de açúcar e deixei levantar fervura. Esperei cerca de 3min e retirei do lume deixando arrefecer um pouco. Juntei as gemas e levei novamente ao lume até engrossar.

Posteriormente, cortei o bolo ao meio e recheei-o com o doce de ovos. 

Para a cobertura de chocolate levei a manteiga ao lume e esperei que derretesse, juntei-lhe o leite condensado e as colheres de chocolate em pó e esperei que levantasse fervura. Depois foi só colocar por cima do bolo.

Por último, decorei o bolo com as pepitas de chocolate.


Dicas: costumo deitar um pouco de sal grosso nas claras em castelo para ficarem mais brilhantes; dependendo da marca do leite condensado a cobertura pode ficar um bocadinho grossa de mais, nesse caso deito um bocadinho de leite,



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images