Intenções de Fim-de-Semana #2

15:21

Amanhã é o primeiro domingo do mês de fevereiro e os museus e monumentos sob a alçada da Direção-Geral do Património Cultural são gratuitos. 

Desde que vim para Oeiras que tenho aproveitado os fins-de-semana (principalmente o primeiro domingo do mês) para visitar alguns dos marcos históricos, artísticos e culturais que Lisboa tem para oferecer e hoje venho trazer-vos dois roteiros: "Conhecer Belém" e "Passeando pela Baixa".

Conhecer Belém

A zona de Belém concentra vários monumentos históricos que merecem a nossa visita e nos ajudam a perceber um bocadinho melhor a nossa História.




Comecei a minha visita na Torre de Belém onde a fila para entrar era enorme, mas rapidamente desaparecia porque a entrada era realizada em grupos de 12 pessoas. Tem uma vista magnífica sobre o Tejo e umas escadas em caracol assustadoramente estreitas. Aconselho-vos a respeitarem os sinais luminosos que encontram nos vários pisos, caso contrário pode dar asneira. 

(Mesmo ao lado encontra-se o Museu do Combatente, que eu não visitei.)

Segui-se o Museu de Arte Popular, que tinha apenas a loja aberta. A exposição estava montada mas não aberta ao público.

A seguir passei pelo Padrão dos Descobrimentos, mas não subi. Fiquei-me pela contemplação do monumento da parte de fora.

O Museu que visitei em seguida foi o Museu da Presidência da República (só está aberto até às 13h), onde se podem ver os presentes oferecidos aos nossos representantes por representantes de outros países. Posso dizer-vos que há peças que nos fazem descair o queixo!

De lá segui para o Museu dos Coches e visitei tanto o novo como o antigo. Aprecio muito mais o antigo! Não faz muito sentido na minha cabeça a mistura do betão utilizado na construção do novo museu com a imponência dos coches banhados a ouro de D. João V.

Deu-se então a merecida pausa para almoço com direito a Pasteis de Belém :)

A seguir ao almoço fui ao Mosteiro dos Jerónimos que é realmente muito bonito. Os vitrais da igreja são qualquer coisa!

Logo ao lado, visitei também o Museu Nacional de Arqueologia que tem alguns artefactos interessantes do nosso passado mais remoto.

Por último, visitei o Museu da Coleção Berardo no Centro Cultural de Belém, este com exposições notoriamente mais modernas.



Passeando pela Baixa

Eu conhecia a Baixa de Lisboa mais pelas lojas do que pela presença de museus ou monumentos, mas revelou-se um passeio bastante interessante.

Da parte da manhã visitei o Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado), que é composto por dois edifícios distintos e não foi nada fácil encontrá-los. Enquanto andava perdida encontrei uma turista que me perguntou se eu sabia onde era o museu, mas eu disse-lhe que também andava à procura e que achava que era numa determinada direção. Ela achava que era na direção oposta e cada uma seguiu o seu caminho. Não é que a fui encontrar cerca de meia hora mais tarde já dentro do museu!

Depois andei a passear-me pelo Chiado e pela baixa e ainda fiz umas comprinhas. Quem pode resistir?

Fui então ao Museu do Design e da Moda que é sempre gratuito e lá descobri peças que acharia serem produzidas nos dias de hoje mas que já têm uns bons anos. Acreditam que voltei a encontrar lá a turista?

Da parte da tarde fui à Igreja de Santo António, que possui uma cripta com o quarto onde terá nascido o Santo, e à Sé de Lisboa. Prossegui para o Miradouro de Santa Luzia e no caminho reparei no Museu do Aljube - Resistência e Liberdade (que é sempre gratuito) e ainda bem!

A vista do Miradouro é realmente muito bonita e o Museu do Aljube foi o que mais gostei. Retrata fielmente o que passaram os presos políticos, é arrepiante.

Já não consegui ir ao Miradouro das Portas do Sol e ao Panteão Nacional, ficarão para a posterioridade.






Agora deixo-vos uma lista completa dos museus que são gratuitos no primeiro domingo de cada mês, para que vocês possam também fazer os vossos próprios roteiros.


Há também alguns museus que têm entrada gratuita todos os domingos e encontram-se na lista abaixo:
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa (todo o dia de domingo)
Museu da Eletricidade, Lisboa (sempre gratuito)
Museu da Marioneta, Lisboa (domingo de manhã)
Museu de Serralves, Porto (domingo de manhã)

Conto convosco para melhorar esta lista e para me proporem novos roteiros :) Claro que no vosso planeamento convém verificarem a veracidade desta informção, pois pode sofrer alterações.
Tenham um bom resto de fim-de-semana!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images