Na minha estante #2

22:19



O livro que vos trago hoje comprei-o por acaso na última viajem que fiz de comboio de Lisboa para Guimarães. Como ainda tinha bastante tempo de espera para a partida do comboio, decidi ir espreitar a “feira” do livro que costumava estar no piso -1 da Gare do Oriente. Não ia com a intenção de comprar, apenas de passar tempo.

No meio de tantos outros, despertou-me a atenção por duas coisas o autor e o preço. Há já algum tempo que queria conhecer as obras de Leon Tolstoi, mas nunca passei do interesse à ação até que o autocolante de 1,50€ me cativou (já sabem que não resisto a uma boa pechincha). 




Um preço tão baixo deve-se às condições em que o livro se encontrava. Apresentava as páginas ligeiramente curvas provavelmente devido à humidade, mas nada que pusesse em causa as minhas condições de leitura.

Agora vamos ao que interessa: Ensaio sobre o ciúme foi escrito em 1891 (100 anos antes de eu nascer) e a sua ação desenrola-se num comboio onde desconhecidos falam sobre o casamento bem como sobre o papel do homem e da mulher nessa mesma relação.

O tema gerou controvérsia entre os intervenientes, mas acabou por desvanecer sendo que os ocupantes abandonam o comboio numa das paragens. É nesta altura que Podzdnischeff conta (quase em monólogo) a história do seu casamento, num relato profundo e melancólico em que vai gradualmete revelando o desfecho da novela.

Na obra tem especial relevo a Sonata de Kreutzer (de Beethoven), que retrata uma viragem na história em que a personagem principal condena a esposa à morte por traição.

O ensaio leva-nos a refletir sobre as emoções despoletadas pelo ciúme como a raiva e a tristeza bem como o medo e a necessidade de humilhar o outro. A refleção passa também pela perceção de que só nos conhecemos verdadeiramente quando passamos pela situação e de que não podemos prever a nossa reação.

No geral gostei muito desta obra, tanto que pretendo ler outras do mesmo autor num futuro próximo. A primeira da lista é Anna Karenina, pelas críticas positivas que fui lendo.

E vocês conhecem estas e outras obras do autor? O que me aconselham?

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images