Na minha estante #3

21:08

Comecei a ler o livro que vos venho apresentar nas minhas férias em setembro, mas só o terminei recentemente. Este foi um dos exemplares que comprei na WOOK e de que vos falei aqui.

Tal como vos disse, o livro custou apenas 3,50€ e provou ser um excelente investimento pois traduz um tema bastante atual e que, confesso, me causa alguma preocupação: desastres ambientais. Na realidade, este é o mote para o desenrolar de toda a história que retrata um tema não tão falado atualmente, mas igualmente controverso: a clonagem.





Onde os últimos pássaros cantaram é um livro de ficção científica da autoria de Kate Wilhelm, que com ele ganhou um prémio Hugo (premeia as melhores obras de ficção científica). 

A obra é dividia em três partes, e em cada uma delas é retratada a vivência de uma geração diferente. 

A primeira parte refere-se então a um desastre ambiental causado pelo aumento da poluição e consequente perda de sustentabilidade após a Revolução Industrial, que motiva a procura e adoção de medidas de forma a garantir a sobrevivência da espécie humana. A solução encontrada para ultrapassar esta catástrofe passa pela clonagem.

Já na segunda parte é descrito o conflito entre humanos e clones, sendo realçada a seleção de caraterísticas específicas que facilitariam o progresso científico e tecnológico por forma a melhorar as possibilidades de sobrevivência dos clones.

Por último, na terceira parte, a história ganha novo rumo em que haverá a possibilidade de a espécie humana voltar às origens num mundo em que todos têm o direito de viver, quaisquer que sejam as suas particularidades.

Numa escrita clara e de fácil perceção,  a autora leva-nos a refletir sobre a dictomia grupo/indivíduo e na forma como uma comunidade poderá viver com seres semelhantes não só fisicamente como também psicologicamente. Por outro lado, mostra-nos a persistência do indivíduo criativo.

Gostei muito desta leitura e, para não perder o hábito, já encomendei mais alguns livros na WOOK. Aproveitando as promoções de 50% (40% + 10%) em alguns livros em cartão já comecei a fazer as minhas compras de Natal :)

E vocês? Vão deixar escapar esta promoção? Termina já na segunda-feira. 


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images