Ecogarrafas - como poupar a carteira e o ambiente

22:11

Confesso que não sou assim muito preocupada com o meio ambiente. Digo: preocupo-me com o consumos de água, com a limpeza das ruas e já consegui que cá em casa me deixassem fazer a separação do papel, mas sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer para tornar a minha passagem por este mundo mais sustentável.

Uma das coisas que me mete imensa confusão é a compra de água engarrafada, mas confesso que sou incapaz de beber água da rede pública cá em casa por causa do cheiro e sabor dos químicos usados no seu tratamento.

O meu problema com a água engarrafada prende-se não só com o seu preço, mas também com a quantidade de plástico que é desperdiçado sempre que se compra uma garrafa ou garrafão e se deita no final ao lixo.

Cá em casa reutilizamos os garrafões para encher água em fontanários ou em casa de alguém que tenha água do poço controlada. Antigamente, fazíamos o mesmo com as garrafas, mas estas deterioravam-se com alguma facilidade. Foi então que começou a busca pela garrafa ideal.

A primeira garrafa que comprei foi da Primark, mas passado algum tempo caiu ao chão e partiu-se. Foi então que me ofereceram uma ecogarrafa  da Tupperware com capacidade para 1 L. Esta era a garrafa ideal pois sabia que ao final do dia tinha de a ter terminado.


 


Resultou tão bem para mim que acabei por comprar uma de 500 mL para trazer na mala, principalmente quando saio de casa ao fim-de-semana.

Mais recentemente adquiri mais uma de 750 mL para fazer chá no trabalho, sim porque descobri que lhe posso pôr água quente sem que a garrafa se estrague.

Contas feitas, se tivesse pago as 3 garrafas teria gasto cerca de 20 €. Considerando que o preço de uma garrafa de 1L é 0,30€, os vinte euros daria para cerca de 67 L e, consequentemente, 67 dias. Tendo em conta que no trabalho tenho água filtrada gratuitamente e que em casa não compro água engarrafada posso considerar que já me compensou o investimento e a partir de agora é só lucro, para além da minha redução do consumo de plástico.

Para mim, há ainda outra vantagem nestas garrafinhas que é a cor que traz alegria a qualquer secretária e que nos chama para bebermos.

Uma das coisas que acho importante e que tenho ideia de que algumas pessoas se esquecem é a de manter a limpeza das garrafas e, para isso, uma vez por semana encho-as com água e lixívia e seguidamente coloco na máquina de lavar a loiça.

E desse lado? Usam estas garrafas? Usam de outras marcas? Qual a vossa opinião?

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images