Na minha estante #5 - O Silêncio dos Outros

17:16

O Silêncio dos Outros foi um livro que me atraiu pela capa e pelo preço. Aproveitei o saldo que tinha no cartão da WOOK e uma promoção com portes de envio grátis e encomendei-o.

 


Este livro é um relato real de uma história arrasadora, onde Lydia Gouardo expõe, com a ajuda de um jornalista,  na primeira pessoa a história da sua vida em clausura.

A descrição, apesar de não ser demasiado pesada, deixa o leitor perplexo e horrorizado perante o sofrimento físico e psicológico a que Lydia foi sujeita  por parte do pai e madrasta à margem de uma sociedade que sabia e nada fez para a proteger.

Quando vos falo de Lydia, falo de uma criança que teve 7 filhos do próprio pai a quem chama de Velho e que não tinha conhecimento do mundo para lá da casa onde vivia. Não sabia ler e ainda assim conseguiu tirar a carta de condução, facto que lhe permitiu fugir diversas vezes embora tenha sido sempre apanhada pelo pai e posteriormente castigada.

A morte do pai traz-lhe a liberdade que tanto ansiava, mas Lydia não sabia como lidar com ela pensado mesmo em matar-se para cumprir uma vontade que o pai lhe tinha transmitido. 

Felizmente, a história apresenta um desfecho muito positivo. Contudo, e como se pode calcular, é atormentada pelos fantasmas do passado.

É um livro que se lê de um assentada e que nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade. Chorei em diversas passagens e sei que não estou minimamente perto de perceber o sofrimento desta criança que se tornou mulher num ambiente que para ela era normal mas que é abominável para a maioria dos seres humanos.




E desse lado? Já leram este livro? Tem outras sugestões?

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images